terça-feira, 24 de abril de 2012

Shame


Direção: Steve Mcqueen
País: Reino Unido
Ano: 2011
Nota: 9,5



Brandon (Michael Fassbender) é um homem solitário e bem sucedido. Tem seu próprio apartamento, um bom emprego, é charmoso e bonito. Porém sofre de um transtorno compulsivo sexual; isto não atrapalha sua vida social até que sua irmã Sissy (Carey Mulligan) chega à sua casa de surpresa e diz precisar ficar por uns dias. Além da rotina de Brandon regada à masturbação, prostitutas e afins, seu apartamento limpo, metódico e vazio emocionalmente, agora sofre a invasão de Sissy, que é espaçosa, desorganizada e espontânea.


O diretor S. Mcqueen explora os efeitos e não as causas que levaram aos dois irmãos conflitarem de forma tão intensa no presente; ela possui marcas de tentativa de suicídio nos braços, ele chora ao vê-la cantar em um restaurante. Quando os dois iniciam conversas de afeto, é sempre mostrado de costas para tela passando a sensação enigmática do passado de ambos.


A não aceitação de Brandon é representada pelo roteiro intercalando a tristeza e raiva na expressão facial do protagonista transando; com a voz de sua irmã telefonando pedindo ajuda; e cenas dele no metrô esverdeado e melancólico buscando a próxima vítima de sua obsessão sexual.
O melhor papel de M. Fassbender em sua carreira e umas das melhores atuações do cinema atual; personagens complexos, roteiro inteligente e um tema pontiagudo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário