terça-feira, 7 de agosto de 2012

Zatoichi (Zatôichi)


Direção: Takeshi Kitano
País: Japão
Ano: 2003
Nota: 8,0


É a terceira vez que a estória do guerreiro japonês é adaptada para o cinema. Inspirado na série nipônica homônima, Zatoichi é um guerreiro samurai especialista em espadas, sem passado e cego, que chega em uma cidade dominada pela violência por dois clãs locais. Nosso guerreiro cego utiliza uma bengala que camufla sua espada e trabalha como massagista. Dominado por sentimento de justiça, em nome dos fracos e indefesos Zatoichi irá lutar para acabar com a máfia bastarda da cidade.


A história do samurai cego na verdade é só um pretexto para o diretor Kitano nos apresentar uma obra recheada de lutas com espada que mescla o trash e a comédia. Homenageando o filme Ama-me Esta Noite (Love me Tonight, 1932) o longa japonês ainda intercala cenas baseadas no clássico de 1932, onde os sons de cenas do cotidiano formam uma canção e mistura cores e figurinos que nos remetem ao folclore japonês, nos presenteando com uma obra de grande mérito por sua originalidade e personalidade. 


Curiosidade: o filme Fúria Cega (Blind Fury, 1989) cujo protagonista é interpretado por Rutger Hauer também é baseado na série Zatoichi.



Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário