segunda-feira, 27 de agosto de 2012

THX 1138


Direção: George Lucas
País: EUA
Ano: 1971




É notável quando a intenção de um diretor cinematográfico é de entretenimento e quando é de incômodo. A forma como THX 1138 foi filmado utilizando ambientes minimalistas com exageros na cor branca, vozes robóticas e tranqüilas com intenções cínicas e definições de pessoas e situações através de números, transparece para o espectador a sensação de uma frieza escalafobética e de um futuro apocalíptico.


Ao início do longa temos a exibição de um trailer de um filme sobre um homem que vai para o futuro e vê as maravilhas que a tecnologia aliada ao homem está fazendo; em seguida iniciam-se cenas de confessionários onde as pessoas imploram de forma depressiva para aumentarem suas dozes de remédios pois não conseguem se concentrar, assim as cenas são cortadas pela metade e vários números e códigos são colocados na tela. Certamente George Lucas estava nos alertando de não sermos tão esperançosos com o futuro aliado as máquinas.


Na sociedade futurística criada por G. Lucas as pessoas vivem no subsolo da terra e são sedadas constantemente para não possuírem sentimentos, libido sexual e manterem sua concentração quando estão trabalhando e são observadas e controladas 24 horas por dia. Curiosamente os cidadãos constroem os robôs que serão depois usados para o controle ditatorial contra os próprios seres humanos. THX 1138 (Robert Duvall) é o nome de um cidadão comum vivendo no futuro. Ele mora com LUH 3417 (Maggie McOmie), uma companheira de apartamento escolhida pelas máquinas aleatoriamente. LUH pára de tomar suas medicações e intencionalmente começa a dar pílulas placebo para THX. Este percebe sua perda de concentração no trabalho e começa a questionar o modo de vida dos humanos nesta sociedade. Logo LUH e THX se apaixonam e decidem abandonar seus trabalhos e fugir para a crosta terrestre. THX é então acusado de perversão sexual, evasão farmacológica e transgressão. Separado de LUH ele fará o possível para burlar o sistema, fugir e encontrar LUH novamente.


É impossível não perceber as referências dos livros Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e 1984 (George Orwell), além de um profecia escatológica, o diretor faz uma crítica atemporal a nossa sociedade cada vez mais dependente de tecnologia e medicamentos e lentamente mais fria e controladora. THX 1138 tornou-se uma referência obrigatória até hoje aos filmes de ficção, notável de Blade Runner á Matrix.

Gustavo Halfen

4 comentários:

  1. Massa, Guga! Faz anos que penso em ver esse filme, acho que agora vc me convenceu!!

    ResponderExcluir
  2. que legal Walkir!
    Vale muito a pena!!
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a indicação valeu a pena, e a ideia de THX por si só é uma grande crítica ao que a sociedade estava e ainda está se tornando, mesmo que inconscientemente.

    ResponderExcluir
  4. http://tocadoscinefilos.net.br/thx-1138-1971/

    ResponderExcluir