sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Corações Sujos


Direção: Vicente Amorim
País: Brasil
Ano: 2012



Após Segunda Guerra Mundial, o Brasil abrigava a maior colônia de japoneses do mundo. Provindos de um país repleto de diferentes culturas e grande orgulho nacionalista, os imigrantes nipônicos criaram suas próprias comunidades no Brasil. Com a notícia da redenção do Japão na guerra, a comunidade entra em conflito entre si, pois acreditar em tal desgraça é desonrar o Imperador Japonês. Logo surge uma gangue liderada pelo Coronel Watanabe impondo suicídio ou assassinato para os ditos desertores da bandeira oriental.

Takahashi (Tsuyoshi Ihara), ordenado pelo Coronel, passa a assassinar seus antigos companheiros utilizando uma espada e ao mesmo vai desconfiando das “verdades” ditas e escritas nos jornais sobre o fim da guerra. O conflito entre a verdade e a honra; o amor pela bandeira e o amor pela família se cruzam o tempo todo, pois a família de Takahashi desaprova os assassinatos. 

A distorção em certas imagens na tela nos dá um ar de confusão que o protagonista está inserido.
Recheado de belas imagens e cores e uma trilha sonora levemente maçante, Corações Sujos mistura um ar de western com um “quê” de samurai, em um drama vivido num Brasil conflitante; que além de seu contexto histórico nos remete a uma maturidade nos temas abordados pelo cinema nacional.



Estréia hoje dia 17 de agosto nos cinemas.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário