domingo, 5 de agosto de 2012

A Beira do Caminho


Direção: Breno Silveira
País: Brasil
Ano: 2012
Nota: 6,5


João (João Miguel) é um caminhoneiro rabugento e frustrado com um passado que insiste em lembrar, mas luta para esquecer. Em umas de suas viagens pelo interior de São Paulo ele percebe que há um caroneiro em sua caçamba: Duda (Vinícius Nascimento), um garoto órfão, que parte sozinho a procura do seu pai na capital paulista. Juntos eles terão que alternar o papel de pai e filho para conseguirem sobreviver com as perdas do passado e preencher as lacunas do presente.
Devido ao baixo orçamento do cinema nacional, Breno Silveira aposta suas fichas nas atuações, roteiro e paisagens brasileiras. Costurados a uma trilha sonora inspirada nas velhas canções de Roberto Carlos, seu filme é dividido em capítulos apresentados na forma de frase de para choques de caminhões, que perambulam o empoeirado interior paulista.


A primeira frase de pára-choque de caminhão apresentado no longa nos remete a amargura de João; “Mantenha Distância”; ao encontrar e aceitar Duda em sua viagem, a próxima frase focada nas velhas caçambas pela estrada é “Viver é desenhar sem borracha”; e assim o diretor nos transporta para as estradas brasileiras e nos faz refletir sobre nossas vidas, entrando assim no clima do drama vivido por João e Duda.
A Beira do Caminho não deixa de ser um roadie movie baseado nas velhas canções do “rei” que nos contempla com um Brasil mais próximo do que imaginamos.

Estreia dia 10 de agosto nos cinemas.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário