segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jogos Vorazes (The Hunger Games)


Direção: Gary Ross
País: EUA
Ano: 2012
Nota: 8,0


Faz muito tempo que as adaptações ao cinema de livros modernos seguem receitas que agradam somente adolescentes; como a saga Crepúsculo onde romances baratos e um tema vazio tornam os filmes sem conteúdo mesmo que satisfazendo o orçamento da produção. Porém uma nova transposição de uma obra literária ao cinema vem a nos trazer esperança: Jogos Vorazes!


Na trama, em um futuro próximo, os EUA está dividido em 12 distritos e a capital, que após uma rebelião dos distritos; estes vivem em plena ditadura imposta. E para relembrar os distritos da superioridade da capital, foi criado os Jogos Vorazes onde dois adolescentes são escolhidos de cada distrito para lutarem em uma arena até a morte, onde somente um participante sobreviverá.


A estória do longa se passa ao redor de Katniss (Jennifer Lawrence), provinda do distrito 12 (o mais pobre), ela é uma excelente caçadora com o arco e flecha, que irá participar dos “Jogos”. Ao início dos jogos é interessante notar que a maior parte da luta não é de Katniss contra os outros participantes, mas sim contra o sistema.


Jogos Vorazes pode ser considerado o Admirável Mundo Novo da nova geração, repleto de metáforas da nossa época, o longa (e o livro) discute autoridade e ditadura, culto a celebridades e programas de televisão.


Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário