quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sala do Suicídio (Sala Samobójcow/Suicide Room)


Direção: Jan Komasa
País: Polônia
Ano: 2011



Dominik é um adolescente rico adaptado a vida moderna: pais ausentes, tendências homossexuais, sofre bullying de vez em quando. Após um incidente (acidente) que mostrou sua atração por um colega da escola, ele se isola no quarto, e na internet encontra uma garota chamada Silvia que lhe inicia em um mundo virtual chamado Suicide Room, onde todos são desgostosos com a vida (real) e falam sobre cometerem suicídio.


Suicide Room, mistura realidade virtual com vídeo game de forma onírica e com o charme das animações japonesas. Dominik passa a viver mais na realidade virtual que na real.
Uma crítica da forma como os pais criam seus filhos hoje em dia, o longa exibe como os jovens se entregam à virtualidade da atualidade procurando formas de se relacionar sem precisar fugir do seu próprio “eu” imposto pela sociedade. Assim como todas estas características sociais podem nos levar a decadência.


O filme polonês é belo e bem feito, com um choque entre a beleza da fantasia e a tristeza da realidade, ele nos soca o estomago e nos faz refletir sobre o impacto da realidade virtual na era pós contemporânea. 


Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário