quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)


Direção: Timur Bekmambetov
País: EUA
Ano: 2012





Adaptações que misturam realidade e ficção, onde fatos históricos são revelados como pretexto para camuflar e/ou expor algo sobrenatural sempre me fascinaram. As lendárias estórias que vampiros sempre existiram a pertenciam a maçonaria e a outras organizações de conspiração, quase sempre obtiveram sucesso e nos trouxeram um pouco de fantasia na história da humanidade. Seth Grahame-Smith autor do livro adaptado ao cinema, a pouco tempo lançou um livro chamado Orgulho e Preconceito e Zumbis que se tornou um dos mais vendidos dos EUA, onde ele debocha do romance da escritora Jane Austen e faz uma crítica metafórica a sociedade. Porem no longa roteirizado pelo mesmo autor, ele exacerba o patriotismo estadunidense e apresenta uma estória mal contada.


Na trama, Abraham Lincoln (Benjamim Walker) vê sua mãe ser assassinada por um vampiro e dedica-se a se tornar um caçador destes seres sobrenaturais. Lincoln cresce e se torna presidente dos EUA e a guerra da sucessão na verdade é uma luta contra estes seres malignos e pela liberdade dos negros, onde o bem (EUA) luta contra o mal.

Além de uma estória oportunista de patriotismo chavão, a forma que a narrativa se desenvolve é péssima, as informações são “vomitadas” rapidamente e a todo momento novos personagens são inseridos. Os efeitos especiais são terríveis para um filme de um orçamento de 70 milhões de dólares, e as cenas de luta são camufladas por cortes excessivos. Nem os atores conseguem salvar o filme; o protagonista herói estadunidense é um personagem superficial e sem sal.



Estréia dia 31 de agosto nos cinemas.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário