quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Elefante (Elephant)


Direção: Gus Van Sant
País: EUA
Ano: 2003





Gus Van Sant abandona as formas convencionais hollywoodianas e nos presenteia com uma narrativa envolvente apresentando os personagens de formas aleatórias e dando ao telespectador o papel de coadjuvante da estória.
Elefante é baseado no massacre de Columbine, onde dois estudantes entraram armados em uma escola e mataram 14 alunos e um professor.


As câmeras de Gus Van Sant acompanham quase sempre em plano sequência um dia comum de outono em uma escola, onde como em um vídeo-game de tiros, a câmera vai acompanhando os personagens andando pelos corredores da escola, mostrando o dia a dia de cada um sem criar um protagonista central. Mas é claro que a beleza e a pureza da juventude é personificada no jovem John (John Robinson), onde a própria capa do longa está ele recebendo um beijo de consolo pela tristeza de ter um pai alcoólatra. 


Várias cenas se repetem alterando somente a visão de cada um dos alunos: estudante de fotografia, três meninas bulímicas, um atleta e sua namorada, uma estagiária da biblioteca, etc. A escola não se mostra um local acolhedor, onde a omissão dos professores, o bullying, o despreparo dos funcionários, a mídia e todo o sistema em si beiram o colapso. Utilizando um tempo não linear, vagarosamente percebe-se a tensão aumentando até o seu estopim, e sem grande comprometimento e sensacionalismo em cima do massacre, o filme se despede nos deixando a musica de Beethoven sobre um céu que aos poucos vai se abrindo para uma posterior reflexão sobre quem é a vitima no final das contas.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário