segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dentro da Casa (Dans la Maison)

Direção: François Ozon
País: França
Ano: 2012





François Ozon sempre mistura gêneros em seus filmes; se em Ricky (2009) ele brinca com a fantasia e o surrealismo para expor as teorias de Freud, em relação a super proteção da mãe, em “Dentro da Casa”, coloca o espectador como personagem e criador da estória, e personagens como espectadores, brincando com a psicanálise nas projeções criadas por um indivíduo que se espelha e/ou rapassa a outro.

Na trama, Germain (Fabrice Luchini), professor de redação de uma escola pública, apoia o aluno Claude Garcia (Ernst Umhauer) a desenvolver sua escrita. Este por sua vez manipula o professor escrevendo redações que contam seus dias vividos na casa de um colega de aula. Claude mistura fantasia e realidade, confundindo seu mentor, e detém um modo irônico de escrever, expondo seus desejos internos e suas atrações sexuais, que vão acabar interferindo na vida pessoal de Germain.



Suspense, melodrama e sátira ao cotidiano da vida da classe média são as bases de sustentação do longa e, nós, espectadores, vemos o roteiro sendo escrito e construído com a interferência de ambos os personagens. Claude é observador e percebe detalhes repugnantes da vida cotidiana, e junto a isso seus sentimentos adolescentes vão se aflorando e a beleza das “donas de casa” da quais ele frequenta, vão inebriando seu olhar atento, Kristin Scott Thomas e Emmanuelle Seigner tornam-se sex symbols através das lentes de Ozon. As frustrações do professor vem à tona, e ele projeta-se em Claude, que sem pudores vai instigando e construindo sua estória, que por vezes sofre interferências de todos os personagens.


Ozon embaralha a percepção do espectador curioso, deixa-nos interessados pela vida alheia, e desamparados com a nossa (ou a de Germain) que entra em colapso, lembrando o clássico de Hitchcock, Janela Indiscreta. E por falar em clássico, impossível não notar a referência da “Trilogia do Apartamento” de Polanski, onde toda (ou quase toda) trama desenvolve-se “dentro da casa”.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário