quinta-feira, 2 de maio de 2013

Feito na China (Hecho en China)


Especial: Competição Oficial do 3º Festival Internacional de Cinema de 
                              Balneário Camboriú



Direção: Gabriel Guzmán
País: México
Ano: 2012




Em seu primeiro longa metragem, Gabriel Guzmán nos traz o comodismo e a conformação como chaves para uma comédia gostosa no estilo road movie e, com breves homenagens ao clássico “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”.

Hecho en China conta a estória de Marcos Márquez (Odiseo Bichir), dono de um restaurante chinês herdado de seus pais na cidade de Tijuana, México. Ao completar meio século de idade, Marcos recebe um convite de sua ex namorada Clara, que irá se casar na cidade de Monterrey. Estagnado e em crise, nosso protagonista percebe que entrou em estado de inércia, e seus sonhos de se tornar escritor e casar com Clara ficaram para trás. Impulsionado pelo cozinheiro de seu restaurante, ele decide pegar a estrada imediatamente para interromper o casamento. Porém, acidentalmente acaba levando consigo seu funcionário Fernando.


A trajetória do personagem principal até o momento do início da trama é contada por um narrador, mostrando filmagens antigas de cenas cômicas, mas ao mesmo tempo trágicas sobre a vida de Marcos, referenciando o clássico moderno “Amelie Poulain”. Como todo bom road movie, a estrada nos traz ensinamentos em cada curva, e a companhia do jovem e impulsivo Fernando, leva Marcos a meditar sobre sua vida, o levando a viver cada segundo intensivamente durante sua “peregrinação”. Os resultados são socos na cara, tatuagens no peito, bebedeiras e acidentes, além do engrandecimento da amizade entre os dois personagens e a mudança de valores do nosso protagonista. O longa lembra também a comédia argentina “Um Conto Chinês” (2011), que coincidentemente possuem temáticas semelhantes e a “China” no título, pois nem tudo que é feito na China é de má qualidade, seus contos de amizade e superação vão além de simples “finais felizes”; nos trazem ensinamentos para uma vida toda.


Gustavo Halfen

Um comentário:

  1. Gustavo, parabéns pelo seu blog. Eu estive meio afastado das leituras de blogs. O título é bastante sugestivo e chamou minha atenção. Sou um cinéfilo incorrigível. Li os comentários sobre os filmes "O caseiro" e "Feito na China". Inclusive, já assistir "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" e o "Um conto chinês", ambos muito bons. Vou tentar adquirir os dois filmes que você comentou. No momento, não vou poder fazer mais comentários devido a obrigações paternas. Até a próxima. Wagner Reis (Feira de Santana - BA)

    ResponderExcluir