quinta-feira, 2 de maio de 2013

Komba

Especial: Competição Oficial do 3º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú


Direção: Tin Zanic
País: Croácia
Ano: 2011




Participando da Competição Oficial de Curtas Metragens do 3º Festival Internacional de Cinema  de Balneário Camboriú, o curta croata Komba nos traz em seus 14 minutos a tensão de jovens à procura de maconha em plena luz do dia em uma cidade grande.

Miha, um jovem de vida desregrada, recebe a visita de seu suposto amigo Edo; este, está à procura de um baseado, e convence Miha a irem em busca da droga. Porém, ambos os jovens possuem personalidades fortes e acabam entrando em conflito.



O curta tem a característica do cinema underground europeu, bastante câmera na mão e em movimento, fazendo com que o espectador se sinta um coadjuvante na busca pela “mercadoria”. A tensão do dia a dia em sua breve imersão no submundo das drogas, nos lembra a trilogia Pusher de Nicolas Refn (Drive, 2011), onde o comportamento impulsivo dos jovens acaba por acarretar conseqüências que os acompanharão por um bom tempo em suas vidas. O filme nos traz esta reflexão à tona, onde traição e egoísmo complementam sua temática , e deixa em aberto o destino de tais personagens.


Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário