domingo, 28 de abril de 2013

A Caça (Jagten)


Direção: Thomas Vinterberg
País: Dinamarca
Ano: 2012





Além da iluminação característica, o cinema nórdico frequentemente utiliza-se de temas sobre a natureza humana. Thomas Vinterberg é um dos representantes do norte europeu; com conflitos humanos e personagens íntegros, Vinteberg tece sua carreira de grandes filmes como Festa de Família (Festen, 1998), Querida Wendy (Dear Wendy, 2004) e agora A Caça (Jagten).

Na trama, Lucas (Mads Mikkelsen) é um professor de uma escola infantil de uma pequena cidade da Dinamarca onde tem uma relação muito próxima com seus alunos. Certo dia a aluna Klara  e também filha do seu melhor amigo — apaixonada por Lucas, fica chateada pela censura do professor ao dar-lhe um beijo na boca e, influenciada pelos adultos ela insinua para uma professora que Lucas mostrou o pênis a ela. A partir disso, Lucas é acusado de abuso sexual de menores, é agredido e humilhado na rua e os próprios alunos passam a temê-lo. Vemos Klara sendo obrigada a dizer que foi abusada: “Diga o que aconteceu, depois a deixo ir brincar.”, diz o conselheiro dos professores ao entrevistá-la.


A Caça nos dá uma abordagem abrangente sobre temas muito atuais na sociedade. O psicanalista Sándor Ferenczi diz: “a criança fala a linguagem da ternura”; os adultos maliciosos e maléficos é que criam situações de erotismo no universo infantil. Lucas passa por situações de injustiça que deixam o espectador angustiado; o povo da pequena cidade acredita cegamente e sem provas que o professor é pedófilo. “A verdade é a verdade do rebanho.”, cita Nietzsche.

Vinterberg mostra um lado humano desprezível; os resquícios de um povo cristão, que adora ver um homem pregado na cruz, é demonstrado em sua obra de forma cruel, e o espectador se vê cúmplice do injustiçado protagonista.


O longa do diretor dinamarquês foi lançado em 2012 e rendeu o prêmio de melhor ator em Cannes a Mads Mikkelsen. Coincidentemente o filme foi lançado no Brasil na mesma época dos atentados da Maratona de Boston nos EUA, deste ano (2013), onde temos uma busca por vilões e culpados sem provas concretas, para satisfazer o desejo de vingança da sociedade; curiosamente o mesmo desejo daqueles que assombraram a vida de Lucas e o rebaixaram do patamar de “homem predador” para “caça”.

Gustavo Halfen

2 comentários:

  1. Legal, um tema atual! com certeza esse filme trará muitas interpretações.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Jeniffer, inclusive um tema que já me perguntaram a respeito do filme é acerca da questão de censura para menores com relação a cinema, televisão, revistas, etc.
    Tendo em vista que Klara foi influenciada também pela visualização de pornografia que o irmão a mostrou.

    ResponderExcluir