segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os Nomes do Amor (Le Nom des Gens)


Direção: Michel Leclerc
País: França
Ano: 2010
Nota: 8,0


Os Nomes do Amor é uma comédia que consegue misturar amor e política sem “desregular a balança”.
Bahia é uma francesa descendente de argelinos, que possui uma posição política de esquerda. Sendo abusada sexualmente na infância, ela encara o trauma como uma aventura, e utiliza o sexo para converter políticos contrários a sua visão. Arthur, descendentes de judeus perseguidos no passado, seus pais; puritanos, frios e fascinados por tecnologia escondem a história dos seus antepassados, pela vergonha de não serem franceses natos.



Ambos personagens iniciam um relacionamento politicamente incorreto; ela nua deixa Arthur sem jeito, e de forma maliciosa e cômica, ao invés de despi-la, Arthur começa  vesti-la. Os protagonistas iniciam uma odisséia de desconstrução de velhos tabus sociais; racismo, imigração, política e relações familiares são as bases de sustentação do longa. Criticando a mídia que nos lembra constantemente das tragédias passadas, Arthur comenta: “Deveríamos nos lembrar da primeira vez que comemos chantilly e não de nossos pesares”.



Fugindo dos clichês das comédias românticas, Os Nomes do Amor ensina-nos um pouco de história e crítica as convenções sociais falso moralistas com um humor negro sutil e ingênuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário