Especial: Competição Oficial do Prêmio "Novos Olhares"
2º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Direção: Alicia Cano Menoni
País: Uruguai, Alemanha
Ano: 2012
El Bella Vista é um filme difícil de definir o gênero, sendo um
longa dentro de outro, "El Bella..." é um
documentário ficcional de um acontecimento verídico. E o pior (ou
melhor): os personagens foram interpretados pelos próprios protagonistas da história
real.
El Bella Vista foi sede de um clube de futebol homônimo, na pequena
vila de Durazno, no Uruguai; com a extinção do time, o prédio foi vendido, e lá,
fez-se um prostíbulo de travestis, bastante frequentado pelos habitantes da
cidade. Após alguns anos de sucesso, a casa noturna foi fechada pelo presidente
do extinto clube, que não admitia tamanho paganismo na sua antiga sede
futebolística. Logo, de um bordel, a casa tornou-se um centro de catequese de
crianças.
Com um roteiro inteligente, El Bella... vai nos apresentando a história em forma de belas fotografias, onde as cores se
derretem criando uma diferente textura e aguçando os sentidos do espectador, com um cuidado especial que nos dá vontade de pausar
o filme e imprimir as imagens. A preocupação com a iluminação do longa, nos
fascina: idosos possuem brilho nos olhos e marcas de experiência nos rostos, e
travestis são iluminados por luzes neón.
O documentário sobre o prédio acaba
tornando-se um centro de reflexão sobre a sociedade atual no mundo. Futebol,
religião, prostituição, homossexualidade, estão intimamente ligados por um
ambiente que os abrigou carinhosamente e fez-se deles sucesso, cada um em seu
tempo.
O mosaico da sociedade
contemporânea no interior, é documentado explorando a questão do preconceito,
mas também enfatiza o amor e a necessidade que todos temos de amar e ser amado.
O longa conta com depoimentos dos
personagens protagonistas, e adapta à uma ficção. Em cenas vividas pelos
personagens, a diretora uruguaia, Alicia Cano Menoni, referencia o clássico da Novelle Vague, Pierrot Le Fou (1965), com rompimento
da narrativa, nos lembrando que mesmo sendo um ficção, a realidade é
onipresente.
Tudo se interliga dramática e
compassadamente em El
Bella Vista ,
em uma mistura de ficção e documentário, fotografia e pintura, atuação e
vivência.
Curiosidade: O personagem Frederico não foi encontrado para
participar do longa. Portanto somente este, foi protagonizado por um ator.
Gustavo Halfen
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