Especial: Competição "Olhares Brasil" de longa metragem do
Festival Olhar de Cinema de Curitiba
Direção: Pedro Aspahan
País: Brasil
Ano: 2013
O processo de composição de uma
trilha sonora experimental, visando a música erudita como meio (ou limite) para
tal, através de um filme pronto, não é fácil. A proposta de Pedro Aspahan foi
gravar um vídeo de aproximadamente oito minutos, filmando a desconstrução de
casas, retirada de portas e janelas e, assim
entregar o curta metragem editado para três diferentes compositores,
acompanhando o processo de criação, ensaio, gravação e edição da trilha para o
produto final.
Matéria de Composição retrata com
uma seriedade exacerbada as diferentes formas de criação e interpretação de
distintos inventivos compositores de música erudita. Parece-me que a ideia do
longa mineiro foi passar a sensação de quão trabalhoso é o processo de
interpretação até a gravação final da trilha, passando para o espectador as
diferentes viagens sensoriais de uma mesma imagem na tela. O erro do diretor
foi tentar uma maior aproximação a um público leigo em relação à música
erudita. O longa tornou-se tedioso com closes, enquadramentos e travellings desnecessários, trazendo uma
sensação desgastante a quem o assiste. A defesa de usar somente música
contemporânea na trilha, deixou-me a impressão limitante em relação ao processo
de composição, que poderia ter misturado um leque mais amplo de estilos
musicais, aproximando o público, não só como forma de educação, mas também como
entretenimento cinematográfico.
Gustavo Halfen
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