quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead)


Direção: Zack Snyder
País: EUA, Canadá, Japão
Ano: 2004




Depois que G. Romero criou o novo arquétipo de zumbis em 1968 com A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead), é difícil pensar em outro filme que não tenha usado seu trabalho como referência. Dez anos depois G. Romero lança uma continuação chamada Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead), onde a epidemia “zumbística” tomou proporções globais e um grupo de pessoas se refugia em um shopping; no longa Romero brinca com o consumismo em uma sociedade apocalíptica, misturando ação e comédia. Até os anos 2000, vários filmes “lado b”, no estilo terror trash foram feitos com o tema “mortos vivos” e, coincidentemente em 2002 duas grandes produções foram lançadas: Resident Evil, uma adaptação do jogo de computador homônimo e Extermínio (28 Days Later), filme de Danny Boyle sobre uma contaminação de um vírus que tomou conta de todo o Reino Unido. Ambos os filmes foram importantes tanto na re-popularização de filmes do gênero, como na criação de um novo estereótipo de zumbis que agora são fortes e rápidos. Com a moda de zumbis tomando conta dos cinéfilos, não demorou para a FOX Filmes encomendar um remake de Despertar dos Mortos e o diretor convidado foi o estreante em longas metragens, Zack Snyder, conhecido no mercado publicitário e videoclipes.


Na trama, Ana (Sarah Polley) é um simpática enfermeira que ao chegar em casa, no aconchego dos braços de seu marido, ambos dormem tranquilamente, quando no amanhecer uma criança vizinha entra no quarto e morde seu marido. A partir daí Ana começa uma fuga dos mortos vivos pela cidade que está tomada por zumbis. As cenas da cidade vistas de cima são impressionantes e mostram acidentes e explosões, dando todo o clima apocalíptico do filme original, que é apoiado com os créditos iniciais com cenas de jornais na TV expondo a destruição e a o caos que a cidade entrou. Tudo isso acompanhado pela ótima trilha sonora. Ana se junta com um grupo ainda não “contaminado” e invadem um shopping para se proteger.


Zack Snyder explora as desavenças do grupo vivendo enclausurado no shopping e brinca com o consumismo, lembrando perfeitamente o filme original que recebeu está refilmagem adaptada para a atualidade satisfazendo os fãs de Romero e do gênero.



Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário