terça-feira, 4 de setembro de 2012

Reflexos (The Broken)


Direção: Sean Ellis
País: Reino Unido, França
Ano: 2008





Uma das fórmulas do sucesso em longas metragens, é o diretor nos expor uma idéia original que nos dê a impossibilidade de imaginar sua justificativa, assim nos surpreendendo com um desfecho final. The Broken tem uma idéia autêntica, porém seu autor não soube aproveitá-la.


Gina McVey (Lena Headey) é uma médica que dá uma festa de aniversário surpresa para seu pai, chamando seu namorado, irmão e sua cunhada para o evento. Na ocasião um espelho se quebra. Tempo depois ela segue na rua uma mulher idêntica a ela, e descobre que tal mulher misteriosa tem uma casa idêntica a dela. Voltando pra casa um pouco confusa ela sofre um acidente e perde parte da memória de curto prazo. Alucinações e realidade começam a se misturar, seu namorado já não é mais o mesmo e conflitos com seu reflexo nos espelho agora são constantes em seus sonhos.


Em Cashback, o diretor Sean Ellis consegue nos surpreender em seu primeiro longa com uma idéia original onde ele explora todas as técnicas cinematográficas a seu dispor para nos manter presos em um mundo fantasioso. Em Reflexos, migrando agora para o gênero suspense ele nos presenteia com uma idéia legítima, e explora bastante câmera lenta (como em seu filme anterior), além da trilha sonora e sustos no espectador que são característica óbvias no gênero. Porém, a estória é maçante e sem sentido, e seu desfecho final beira o ridículo e nos dá a impressão de que Sean Ellis não sabia como terminar o filme, nos dando a sensação de perda de tempo e desperdício de um ótimo elenco e uma produção tão fina e cuidadosa.



Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário