quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Super


Direção: James Gunn
País: EUA
Ano: 2010



Frank Darrbo (Rainn Wilson) admira dois momentos de sua vida: seu casamento e quando ele “dedurou” para a polícia onde um ladrão estava escondido. Mas hoje seu casamento acabou, e sua esposa Sarah (Liv Tyler) o trocou por um mafioso local Jacques (Kevin Bacon). Tomado por um sentimento de ciúme e vingança, Frank decide se tornar um super herói; consultando as estórias em quadrinho ele monta seu uniforme toscamente e utiliza uma chave de grifo como arma. A noite ele sai pela rua espancando traficantes e estupradores se tornando o justiceiro da cidade. Com o tempo a vendedora dos quadrinhos, Libby (Ellen Page) pede para se juntar ao herói e juntos formam a dupla dinâmica The Crimson Bolt and Boltie.


Se este filme fosse lançado ente ano (2012), dir-se-ia que é uma mistura de Good Bless America com Kick-Ass, pois as vítimas do herói Crimson Bolt são desde pequenos traficantes à furadores de fila nos cinemas (como em Good Bless America), o próprio personagem se assemelha ao protagonista de Good Bless... e a brincadeira com a relação que nós temos com nossos heróis “quadrinistas” soa igualmente em Kick-Ass. Porém, Super foi lançado no mesmo ano de Kick-Ass, deletando uma possível tentativa de plágio.



Em seu terceiro longa James Gunn conhecido pelos roteiros de Scooby-Doo (Raja Gosnell, 2002) e Madrugada dos Mortos (Zack Snyder, 2004), demonstra criatividade e personalidade e até mesmo um filme que talvez sem muita pretensão já se tornou referência do sucesso underground  de Good Bless America; lançado no mesmo ano que Kick-Ass, e com a mesma temática, podemos dizer que Super seria seu irmão, mais precisamente a “ovelha negra”, devido ao sucesso de Kick-Ass no Brasil.


O filme ainda conta com referências da série de Batman dos anos 1960 com efeitos coloridos escrito Blam, Ploc Bum em letra garrafais. Um filme dramático, cômico, crítico e violento sobre a sociedade estadunidense e a relação que nós temos com nossos heróis.

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário